O que é o SEPE?

O que são os Serviços Públicos Electrónicos ou SEPE?

SEPE é a Plataforma de eGovernment (Governação Electrónica) do Estado Angolano, que tem como objectivo a implementação das melhores práticas de Serviços Online na sua relação com os Cidadãos.

O SEPE disponibiliza uma solução multi-plataforma centrada em quatro grandes grupos de Serviços Online orientados para o Cidadão:

Os eServiços (serviços electrónicos transaccionais) que visam permitir ao Cidadão realizar Online serviços que antes só estavam disponíveis presencialmente.

Os +Serviços (lê-se Mais Serviços) são todos aqueles que ainda não foi possível desmaterializar, mas que estão disponíveis na plataforma SEPE para informar os Cidadãos dos procedimentos necessários para os requerer, dos formulários e outros documentos necessários e dos custos a eles associados.

A eLoja (loja electrónica) permite ao Cidadão aceder a bens e serviços, pagos ou gratuitos através dos meios electrónicos sem ter que se deslocar e comparecer presencialmente para os obter.

O Agendamento Online oferece ao Cidadão a possibilidade de marcar um atendimento presencial para um serviço não desmaterializado, evitando filas de espera e sendo recebido e atendido, no dia e hora da sua conveniência.

Todos os Agentes do Estado são convidados a participar nesta nova plataforma agregadora de Serviços Online.

Para tal devem propor às Equipas que gerem o SEPE, a inclusão gradual de novos Serviços Online, devendo para tal responder às questões que são apresentadas e explicadas no próximo ponto.

Porque motivo a sua colaboração é importante?

Porque enquanto colaborador do Estado Angolano ao serviço dos Cidadãos, o seu contributo é fundamental para ajudar a realizar o objectivo de oferecer uma gama alargada de Serviços Públicos orientados para esses mesmos Cidadãos na sua relação com o Estado, que eles entendam e utilizem com frequência e que satisfaçam as suas necessidades, contribuindo para um País mais próspero e mais igual.

O seu contributo começa aqui no Portal SEPE, através do qual o Utente (Cidadão) passa a relacionar-se com o Estado de uma forma mais simples e mais rápida. Quando a larga maioria dos Serviços do Estado estiver aqui representada, não vai querer que o seu Serviço ou Departamento seja um dos poucos que ainda não está presente nesta solução moderna e inovadora.

Assim, faz também parte do seu trabalho, identificar e detalhar os dados, informações e processos do seu serviço / departamento / ministério, dando um contributo essencial para a melhoria da relação entre os Cidadãos e o Estado que os serve, através desta plataforma inovadora que é o SEPE.

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